No dia em que se comemora o Dia da Escola, 15 de março, o Colégio Liceu apresenta a “Importância da Escola na Formação Integral do seu Filho”

A escola tem um papel essencial na vida das pessoas, e seu impacto vai além da sala de aula. A escola não é apenas um local de formação acadêmica, mas também pessoal, profissional, cirstã e cidadã. A escola é o primeiro local de convivência social fora do âmbito familiar e proporciona um espaço onde crianças e adolescentes vão aprender a dividir, a escutar, a se manifestar e a formar seus próprios valores.

Segundo a UNESCO a educação deve se organizar em torno de quatro aprendizagens fundamentais. Aprendizagens estas que se transformarão para cada indivíduo em pilares do conhecimento e da formação continuada.

O primeiro pilar é Aprender a Aprender. Está linkado com a linha criacionista de que o aprendizado se dá quando há interação com o conteúdo, e se encontra prazer no ambiente e na convivência escolar. Uma busca contínua pelo desempenho cognitivo, o pensamento crítico e a auto reflexão.

O segundo pilar é o Aprender A Fazer. “Colocar a mão na massa” oferecer um ambiente apropriado para a experimentação prática, dando vida a teoria, e através desses experimentos tirar suas próprias conclusões. Estimular o protagonismo, o espírito de equipe, a resiliência estratégica, aceitar que os erros são essenciais para a experiência e aprendizado.

O terceiro pilar é o Aprender a Conviver. Evoluir a ideia de que o pensamento coletivo é a saída da zona de conforto. Aprender a se ambientar em lugares adversos, com os outros colegas, aceitar as diferenças e os interesses. Um dos grandes desafios da vida, se relacionar.

O quarto pilar é o Aprender a Ser. Conhecer a ti mesmo. Quem eu realmente sou, quando estou só!?  Termos mais consciência do que somos capazes de fazer, até onde podemos ir e o que podemos produzir. Esta consciência ajuda na construção da autoestima e confiança tão necessária para todos os aspectos da vida.

O desenvolvimento desses quatro pilares só faz sentido quando se entende que todo o esforço empreendido pelo homem faz parte de um grande plano divino. O material didático do Mackenzie, através de sua cosmovisão cristã, mostra o sentido a nossa existência e nos ensina que o desenvolvimento do corpo, da alma e do espírito é fundamental para uma vida de plena, repleta de alegria e paz.

Colégio Liceu – Ensinar, socializar e divertir