É na escola que os sonhos começam e é através da educação que eles se realizam.

15 de Março é comemorado o dia da escola. A escola tem um papel essencial na vida das pessoas, e seu impacto vai além da sala de aula. A escola não é apenas um local de formação acadêmica, mas também pessoal, profissional e cível. A escola é o primeiro local de convivência social fora do âmbito familiar e proporciona um espaço onde crianças e adolescentes vão aprender a dividir, a escutar, a se manifestar e a construir valores.

Segundo a UNESCO a educação deve se organizar em torno de quatro aprendizagens fundamentais. Aprendizagens estas que se transformarão para cada indivíduo em pilares do conhecimento e da formação continuada.
O primeiro pilar é Aprender a Aprender. Está linkado com a linha criacionista de que o aprendizado se dá quando há interação com o conteúdo, e se encontra prazer no ambiente e na convivência escolar. Uma busca contínua pelo desempenho cognitivo, o pensamento crítico e a auto reflexão.

O segundo pilar é o Aprender A Fazer. “Colocar a mão na massa” oferecer um ambiente apropriado para a experimentação prática, dando vida a teoria, e através desses experimentos tirar suas próprias conclusões. Estimular o protagonismo, o espírito de equipe, a resiliência estratégica, aceitar que os erros são essenciais para a experiência e aprendizado.

O terceiro pilar é o Aprender a Conviver. Evoluir a ideia de que o pensamento coletivo é a saída da zona de conforto. Aprender a se ambientar em lugares advindos, com os outros colegas, aceitar as diferenças e os interesses. Um dos grandes desafios da vida, se relacionar.
O quarto pilar é o Aprender a Ser. Conhecer a si mesmo. Quem eu realmente sou? Termos mais consciência do que somos capazes de fazer, até onde podemos ir e o que podemos produzir. Esta consciência ajuda na construção da autoestima e confiança tão necessária para todos os aspectos da vida.

Colégio Liceu – Fortalecendo valores, construindo cidadão.