Em uso já há mais de quinze anos contemplando toda a Educação Básica, o SME (Sistema Mackenzie de Ensino), é utilizado por mais de 250 escolas em todo território nacional, e por algumas instituições internacionais, que atendem hoje mais de 50 mil alunos em todo mundo. Ao longo dessa história, a Instituição consagrou-se como um referencial de educação de excelência e vanguarda, e tem mantido seu compromisso com o desenvolvimento pedagógico e acadêmico constante.
Nosso modelo pedagógico propõe a aquisição significativa de conhecimento que se dá a partir da interação entre os alunos, os professores e o conteúdo. O modelo cognitivo-interacionista associa uma abordagem indutiva dos temas transmitidos pelo professor ao desenvolvimento de um raciocínio dedutivo por parte do aluno, envolvendo-o continuamente na atividade de investigação e reflexão, dando ao aprendizado um significado.
Entendemos que os livros são importantes para todos os segmentos da Escola Básica, por isso a opção de produzirmos livros e não apostilas. Sim, eles têm um “jeitinho” de apostila, têm espiral, formato, mas são livros – possuem ISBN (International Standard Book Number), o que comprova sua catalogação no índice da Biblioteca Nacional
Eles estão de acordo com nossa Proposta Educacional e com nosso Modelo Pedagógico. São escritos respeitando a linguagem de cada segmento e são revisados por uma equipe pedagógica de especialistas. O projeto gráfico também está de acordo com a idade. No Ensino Médio por exemplo, as ilustrações remetem a um grande vídeo –game.
É alvo maior da proposta pedagógica do Sistema Mackenzie de Ensino que a formação escolar e acadêmica propicie aos alunos a capacidade de aprender a relacionar-se com Deus, com o próximo e com o mundo, de forma que o saber acadêmico lhes dê condições de entenderem sua relação com o mundo físico e social, a partir de seu relacionamento com Deus.
Segundo a visão dos Sistemas de Ensino Mackenzie as pessoas devem entender a vida em sua complexidade e totalidade: o sol certamente vai nascer amanhã? Como ter certeza disso? Por que o corpo adoece? Por que ele é curado? Por que as pessoas mentem? Por que falam a verdade?
Nós acreditamos que cada uma dessas perguntas, e de tantas outras, têm uma única resposta. E buscar essa única resposta é a razão de ensinarmos e aprendermos.
- Proposta de alfabetização que concilia metodologia fônica em trabalhos com textos e desenvolvimento de cultura da leitura.
- Substitui um modelo em que as matérias são desvinculadas entre si por um modelo que associa os saberes teóricos e práticos aos saberes éticos e morais.
- O aluno é incentivado a ser protagonista na produção do conhecimento e a desenvolver ideias próprias a partir de uma abordagem interativa.
- Acessibilidade dos livros do Ensino Médio para alunos com quadros que podem dificulta a aprendizagem, como daltonismo, dislexia e hiperatividade.
- Papel de baixa densidade reduz o peso em aproximadamente 30% nos livros do Ensino Médio.