Os passeios escolares são eventos de turismo pedagógico que consolidam o aprendizado em sala de aula. Para que os passeios escolares sejam um sucesso é preciso saber integrar as saídas com o conteúdo curricular.
Os alunos constroem expectativas pelas excursões e passeios escolares, aguardando com ansiedade, mas nem sempre com uma visão pedagógica do evento. Nosso maior desafio e diferencial é atingir tais expectativas junto a escola, realizando uma saída lúdica, dinâmica e vivencial.

A Usina de Marimbondo foi o quarto desafio na história de FURNAS, coincidindo com a completa maturidade da Empresa como concessionária de energia elétrica. Localizada no rio Grande, entre as cidades de Icém (SP) e Fronteira (MG), a Usina de Marimbondo é a segunda maior potência instalada dentre as usinas de FURNAS.
As linhas de transmissão em 500 kV, que integram a usina ao sistema, foram as primeiras a serem construídas no Brasil e a operar dentro da América Latina, o que caracterizou, definitivamente, o total domínio de firmas brasileiras nos campos de projeto, fabricação e construção de empreendimentos ligados ao setor de energia elétrica.
As obras foram iniciadas em 1971. A primeira unidade entrou em operação comercial em outubro de 1975. Em janeiro de 1977, todas as oito unidades da usina, com 180 MW cada, estavam conectadas ao sistema.

O QUE SÃO AS USINAS HIDRELÉTRICAS?

Embora seja habitual ouvir os termos represa, barragem e usina de forma indistinta, a verdade é que cada um desses termos se refere a uma realidade específica que, para simplificar, poderia ser identificado da seguinte maneira:

Barragem: é a infraestrutura de obra civil. Entre suas características físicas destacam-se a altura sobre as fundações, o comprimento de coroação e o volume de concreto.

Represa: é o armazém de água. Para conhecer sua situação real é preciso analisar, principalmente, duas variáveis: o nível da água e o volume armazenado.

Usina: é a construção onde estão localizados os grupos de geração. As duas magnitudes básicas para definir uma usina hidrelétrica são o salto e o caudal.

PRINCIPAIS

Uma Usina Hidrelétrica, também chamada de Usina Hidroelétrica ou Central Hidroelétrica, é uma obra de engenharia que usa a força das águas para gerar energia.

Na realidade, ela é um intricado projeto de engenharias (civil,elétrica, mecânica, hidráulica, etc) que demanda enormes esforços de construção.