A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo da competição é despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências, aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições de Ensino regular. A ONC contribui na identificação de talentos para as ciências e incentiva o ingresso desses alunos nas áreas científicas e tecnológicas.

As provas foram realizadas na modalidade online em duas etapas, nos meses de Agosto e Setembro de 2021. O aluno Henrico Buena Hirata da 2ª série do Ensino Médio conquistou medalha de ouro; os alunos Marco Antônio Nogueira Bonesconto da 2ª série do Ensino Médio e Caio Vicente Freitas do 9º ano receberam Menção Honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

O resultado foi divulgado oficialmente pelo site onciencias.org no dia 9 de outubro de 2021 e as medalhas foram entregues em Fevereiro de 2022. Parabéns ao Henrico, Marco Antônio, Caio e a todos que participaram.

Veja mais fotos: